sábado, 13 de abril de 2013

Biblioteca Básica Verbo

A Biblioteca Básica Verbo — também conhecida como «Livros RTP» — foi uma coleção de livros de bolso, editados há cerca de 40 anos, no início da década de 1970, que incluiu algumas obras com interesse para o Bibliowiki. A coleção teve pelo menos 100 títulos, com umas capas muito características, padronizadas, que só variavam nas cores dos desenhos de capa e lombada, sempre em fundo branco. Para avivar memórias, eis neste post uma fotografia de um bom número desses volumes.

Identificámos na coleção 6 obras com conteúdo fantástico mas, dado não dispormos de uma lista completa dos livros nela editados, julgamos ser possível que haja mais. Se alguém possuir mais algum livro que deva estar também incluído no Bibliowiki, pedimos que no-lo digam.

Obrigado.

2 comentários:

  1. Acho que este também devia ser incluído:


    Contos Bárbaros
    João de Araújo Correia
    Biblioteca Básica RTP nº 58
    Verbo, 1972, 140 Pag.

    Abraço,

    Álvaro Holstein

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, e peço desculpa pelo atraso na resposta: não recebi as habituais notificações por email e só há um par de dias reparei que estavam aqui comentários novos.

      Relativamente a esse livro, procurei informação, e a que obtive leva-me a crer tratar-se de uma coletânea de contos realistas sobre a vida campestre trasmontana, ou pelo menos duriense. Engano-me?

      É certo que não li o livro, e que a informação que obtive na net não foi propriamente abundante (deixando totalmente em aberto a hipótese de a maior parte dos contos serem de facto assim, mas também lá haver um ou dois com características fantásticas, por exemplo, o que já justificaria a inclusão), mas gostaria de ter dados um pouco mais sólidos antes de acrescentar essa obra ao wiki.

      Eliminar