terça-feira, 13 de junho de 2017

Os contos podem ser fantásticos, mas estão incompletos.

Um dos disparates que se dizem muito por aí afirma que a internet nunca esquece. Mas só pode acreditar nisso quem nunca viu sites a desaparecer quase sem deixar rasto. O site Contos Fantásticos, iniciativa brasileira dirigida por Afonso Luiz Pereira, que publicava material de todas as vertentes do fantástico, do horror à ficção científica, não é exatamente um deles, mas quase.

Da net propriamente dita, sumiu-se há anos. Dizem os otimistas que problemas desses se resolvem procurando no Internet Archive, mas a verdade é que aí, conhecendo o URL original, encontra-se uma versão extraordinariamente amputada, repleta de links quebrados, onde se encontra apenas uma amostra muito reduzida do material que lá havia. Os contadores do site (ou pelo menos da última versão do site que o arquivo capturou) indicam, por exemplo, que o número de contos lá publicados ascendia a 273. Ora, procurando em todas as páginas disponíveis no arquivo, consegue encontrar-se título e autor de meros 109, e a vasta maioria não passa mesmo de título e autor; dos contos propriamente ditos não há sinal.

Precisamos, portanto, de ajuda para obter informação sobre o resto, e também sobre o restante material lá publicado (artigos, entrevistas, etc.). E também para sabermos que espécie de ficções curtas são aqueles 69 contos de cuja dimensão não temos a menor ideia. Serão vinhetas? Contos? Contos curtos?

Alguém sabe?

Sem comentários:

Enviar um comentário