terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Coleção Ficção Científica, da Bruguera

Tal como já aconteceu com a coleção Urânia, da mesma editora, também a coleção Ficção Científica da Bruguera, igualmente publicada no Brasil no século passado, entre o fim dos anos 60 e o início dos 70, nos criou dificuldades várias, que vão de interrogações a respeito dos anos de edição de vários livros, a ausência de informação sobre tradutores, passando por ausência de informação sobre os títulos originais de dois dos livros nela publicados, os números 10 e 42, ambos antologias.

Como é hábito neste tipo de post, agradecemos quaisquer informações que nos possam ser prestadas para esclarecer as dúvidas que persistem a respeito desta coleção. Já agora, aproveitamos para sugerir uma consulta aos outros posts em que falámos das dificuldades que tivemos anteriormente na procura de informação, pois ainda existem várias questões em aberto.

Voltando à coleção Ficção Científica, há uma curiosidade com que ficámos, que não tem impacto sobre o trabalho no wiki e por isso não passa mesmo de curiosidade: muitos destes livros têm, segundo as fontes que consultámos, 160 páginas cada um. Rigorosamente. Como é isto possível? São versões cortadas? Os editores jogaram com o tipo de letra, o espaçamento entre parágrafos e/ou capítulos, etc.? Existe material adicional quando necessário?

Sem comentários:

Enviar um comentário